A Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana (ICMHM’16) insere-se na série de Conferências Redefining Community in Intercultural Context (Brasov, Roménia). Numa iniciativa de organização conjunta entre o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) e a Academia da Força Aérea Henri Coanda da Roménia, em Brasov, a ICMHM’16 promove perspectivas científicas e performativas diversas e realiza-se na FCSH/NOVA em Lisboa, no centro da cidade, entre 7 e 9 de Junho de 2016.
A ICMHM'16 propõe reflexões teóricas e aplicadas, exposição de boas práticas, críticas e propostas em educação artística, experiência intercultural e entendimento de cidadania; discussões e experiências sobre composição, produção e recepção musical; e interpretações várias de relacionamentos entre música e gestão cultural e educacional em três tópicos teóricos, não se limitando a eles, a partir de relações entre música e mobilidade humana:
1. Cultura, identidade e globalização;
2. Performance musical e migração;
3. Mercado internacional e contacto de culturas através da música.
A ICMHM’16 propõe workshops em áreas performativas como música vocal, instrumental e dança / expressão corporal.
Envolvendo Ciências Sociais, Humanidades e Artes, a ICMHM’16 acolhe participação em diferentes formatos e abordagens. Para as discussões teóricas e aplicadas, convida os participantes a apresentar comunicações, painéis, mesas redondas, animações e participações em oficinas performativas e posters acerca de experiências de concepção, produção e recepção musical em contexto de mobilidade humana. São bem vindas abordagens teóricas e metodológicas múltiplas, reflexões e experiências performativas diversas, integrantes de situações de construção e representação de identidade, performance e recepção musical ao vivo ou mediada em contexto de mobilidades diversas, e de negociação intercultural e internacional sob várias perspectivas.
Com um programa académico e social diversificado, com produção e recepção musical variada, entre Lisboa e Sintra, a ICMHM’16 conta com a participação de Keynote speakers tais como Michael Fuhr (Hanover University of Music, Drama and Media, Alemanha) sobre música e produção transnacional a partir da Corea do Sul; John Baily (Glodsmiths, University of London, Reino Unido) sobre performance musical na diáspora islâmica Afgã e Heung-wah Wong (University of Hong Kong, China) sobre o papel da música no mercado internacional na China e no Japão. A ICMHM’16 conta ainda com a participação de Key animators como Mostafa Anwar (Universidade Nova de Lisboa) com canto sufi clássico e semi-clássico acompanhado; Verónica Doubleday (Investigadora e Artista Independente) com canções domésticas de mulheres muçulmanas e Kátia Leonardo (Artista Independente) e José Dias (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), com jazz e expressão corporal.
A ICMHM’16 apela à participação nos vários domínios científicos e performativos, nas línguas da organização (português e inglês), e também em espanhol e francês. Inclui uma visita à emblemática vila de Sintra, símbolo de coexistência de influências patrimoniais múltiplas (árabe, germânica, britânica, francesa, indiana e tibetana entre muitas outras) testemunhando mobilidade humana.